Cadastrando produto
Descrição sumária
Por meio dessa funcionalidade devem ser cadastrados todos os itens que serão utilizados na empresa, com o intuito de realizar o controle de entradas e saídas de mercadoria do estoque.
Requisitos
- Ter cadastrado fornecedor↗️
- Cadastrar [departamento > seção↗️](## Criar produto) > [categoria > subcategoria↗️](## Criar produto)
- Cadastrar as unidades de medidas e marca↗️
- Cadastrar endereço de estoque.↗️
Instruções
Estoque ⇒ Principal ⇒ Produtos
Criar produto
-
Já na tela de cadastro de produto, preencha os campos necessários para prosseguir com o cadastro; Perceba que os campos descrição, preço de venda, tipo item, ncm, origem do produto, departamento, seção, categoria e subcategoria são campos obrigatórios. Preencha os campos para dar continuidade ao cadastro;
-
Note que é possível realizar cadastros rápidos nos campos de departamento, seção, categoria e subcategoria, através do ícone de grade ao lado de cada campo;
3.1. Após clicar no ícone de cadastro rápido em um dos campos de departamento, seção, categoria ou subcategoria, clique em novo para habilitar a grade;
3.2. Clique em gravar para finalizar;
Controle de estoque
-
Na aba de controle de estoque preencha os campos. Note que QTD.Entrada**, UND e QTD.Saída são obrigatórios;
Cálculo de preço
-
Nessa seção, preencha os campos obrigatórios e os demais. Você também pode inserir o cálculo de preço do produto, além de informar os impostos e taxas que compõem o preço do produto bem como calcular o valor base para venda;
Número de série
-
Para cadastrar o número de série do produto clique no botão novo para habilitar a grade da seção;
-
Preencha os campos e clique em gravar para salvar;
Tributação
-
Na seção de tributação é possível preencher os campos como desejar. Você também pode preenchenr o campo de redução de base icms, selecionar o campo cest e marcar ou não a caixa de seleção de produto é ST. O usuário também pode informar os dados referentes à tributação do produto ao emitir documentos fiscais
-
Clique no botão novo para habilitar a grade;
-
Preencha os campos conforme desejar, depois clique em gravar para salvar a grade;
Outras informações
-
Na aba de outras informações, preencha os campos conforme desejar. Você pode definir se o produto está ativo ou inativo através da caixa de seleção. Também é possível definir uma descrição longa (esta opção permite adicionar segunda descrição ao produto para utilizá-lo como segundo método de consulta nas telas de ajuda do módulo Estoque) para o produto. Por fim, o campo de observações. Depois, basta seguir para a próxima aba do cadastro de produto;
Associas empresa
- Na seção de associar empresa, clique no botão novo para habilitar a grade;
- Após preencher os campos, clique em gravar para finalizar o cadastro da empresa associada;
Endereços de estoque
-
Na aba de endereço de estoque clique no botão novo para habilitar a grade;
-
Selecione o tipo de endereço. Note a caixa de seleção na coluna padrão, marque, se desejar, depois clique em gravar para finalizar e salvar;
Fornecedores
-
Para associar fornecedores ao produto a ser cadastrado, clique no botão novo na aba de fornecedores para habilitar a grade;
-
Após preencher os campos, clique em gravar para salvar;
Variação
-
Na seção de variação é possível realizar o cadastro de variações de um produto, por exemplo: cor, tamanho, etc; para melhor controle de estoque e venda. Clique no botão novo para habilitar a grade;
-
Preencha os campos e clique no botão de gravar para salvar;
-
Note uma segunda grade na aba de variação. Clique no botão novo, preencha os campos e clique em gravar para salvar o item de variação cadastrado;
Campos personalizados
-
Na seção de campo personalizado, a aba é habilitada quando o registro é selecionado na tela de acompanhamento de produtos em modo de edição. Selecione o campo e preencha o conteúdo. Clique em gravar para salvar;
![campo personalizado produtos](./_images/campo personalizado produtos.gif)
Histórico de eventos
-
Na aba de histórico de eventos, é possível visualizar todas as inserções e alterações feitas do registro selecionado. Temos duas grades, a grade mais à esquerda contém o histórico dos eventos em geral, a grade da direita mostra detalhadamente o que foi alterado de acordo com a linha selecionada na grade mais à esquerda.