Pular para o conteúdo principal

Configurando o faturamento

Descrição sumária

O controle de faturamento é uma das etapas que exige grande atenção na gestão empresarial↗️ de qualquer negócio. O uso de um ERP permite maior eficácia neste processo.

Entre as suas várias funcionalidades, ERP online FoxManager↗️ conta com o Módulo Faturamento.

O Módulo Faturamento permite as configurações relacionadas com a emissão de notas fiscais eletrônicas, CFOP de transferência/importação, centro de resultado, entre outros.

Isso reduz erros ou informações incorretas na hora de lançar dados que serão enviados a SEFAZ e no controle da gestão da empresa.

Confira abaixo como usar o Módulo Faturamento através do ERP FoxManager

Instruções para usar Módulo Faturamento

Faturamento ⇒ Configurações ⇒ Faturamento

config-fatura

Configurar faturamento

  1. Clique em Novo, para serem exibidos os campos para preenchimento;btnNovo240402092029

  2. Para que sejam feias notas do tipo de transferência, utilize a configuração de ''Condição de pagamento p/ transferência”;

  3. Na aba de Cadastro preencha os demais campos caso necessite;

    demais40402_093228

  4. Selecione “Condição de pagamento sem pagamento” para que o sistema possa utilizar essa condição ao selecionar o check de “sem pagamento” na tela de nota fiscal;

    image240402_094916

  5. Operação para o financeiro do convênio: essa funcionalidade permite que seja gerada nota fiscal de convênio com a operação selecionada nessa configuração;

  6. Operação para NFS-e de ativações: essa funcionalidade permite que seja gerada a nota fiscal de ativação com a operação selecionada nessa configuração;

  7. Tipo de faturamento: essa opção permite que seja configurado o modo que o sistema irá gerar os faturamento dos contratos;

  8. Itens Ativos: quando o tipo de faturamento for feito por meio de medição por tempo no cliente, ou seja, valor proporcional ao tempo locado/prestado para o cliente;

  9. Itens Contrato: quando o tipo de faturamento for feito sem medição , ou seja, valor integral independente ao tempo locado/prestado para o cliente;

  10. Modelo de contrato: modelo de contrato que é feito no módulo base. Ao selecionar, irá imprimir o modelo configurado no orçamento de contrato;img240402_095329

Campo personalizado/Emails

Na aba Campos personalizados/Emails são campos adicionais que podem ser configurados de acordo com as necessidades específicas da empresa para armazenar informações adicionais relacionadas ao processo de faturamento. Obs: Para garantir que um campo personalizado possa ser configurado corretamente no faturamento, é fundamental que ele seja previamente cadastrado na tela de Campos personalizados. Essa etapa prévia de cadastro assegura que o campo esteja disponível para seleção e configuração durante o processo de configuração do faturamento.

campospersona240402_093552

Outras configurações

A aba de outras informações é uma seção onde você pode selecionar opções específicas para personalizar e configurar o faturamento de acordo com as necessidades da sua empresa.

outrasInfo240402094756

Ordenação/Observações

Na aba de Ordenação/Observações, você encontrará três opções principais de ordenação: Ordenação NFS Saída, Ordenação NFS Entrada e Ordenação NFe Saída. Essas opções permitem configurar a ordem de exibição das notas fiscais de saída e de entrada de acordo com suas preferências.

img-24040200050

Enviando NFe pendente de emissão

Ter uma funcionalidade que permite configurar emails para receber listagem de notas fiscais pendentes de emissão contribui para uma gestão mais eficiente, organizada e transparente do processo de emissão de notas fiscais, resultando em maior conformidade legal, melhor controle e otimização dos processos internos.

Para configurar os emails que receberão a listagem de notas fiscais pendentes de emissão, siga os passos abaixo:

Observação: Os emails com as notas pendentes serão enviados todos os dias às 9 horas, horário de Brasília.

  1. Na tela de Configuração de faturamento, navegue até a aba Envio de NFe pendente;

    capture_240501_090758

  2. Agora que já está na aba de Envio de NFe pendente, clique no botão Novo para que você possa cadastrar o emails que receberão a lista de NFe pendente;

    capture_240501_091044

  3. Insira no campo Email o endereço de email que deverá receber as Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) pendentes de emissão. Após inserir o email desejado, clique em Gravar para salvar a configuração.

    capture_240501_091134

  4. Pronto, você finalizou a configuração de envio de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) pendentes de emissão para o endereço de email especificado.

    capture_240501_091534

  5. Após finalizar o processo de configuração, clique no botão Salvar.

    capture_240501_091832

NFCOM - Assinante

Esta aba é destinada à configuração de informações específicas do assinante que serão utilizadas na geração da Nota Fiscal de Comunicação (NFCom). A NFCom é um documento fiscal eletrônico utilizado por empresas de comunicação e telecomunicações para registrar a prestação de serviços. O preenchimento correto dos dados nesta seção é fundamental para garantir a conformidade fiscal e a correta emissão desses documentos.

As informações aqui cadastradas são vinculadas ao contrato do cliente e utilizadas como padrão na tela de geração da NFCom.

Campos de Cadastro da NFCom

Ao acessar a aba, você encontrará os seguintes campos para preenchimento:

  • CÓDIGO IDENTIFICAÇÃO: Informe um código único para identificar o contrato ou o assinante para fins da NFCom.
  • TIPO DE ASSINANTE: Selecione o tipo de assinante conforme as classificações fiscais. As opções disponíveis no sistema são:
    • Comercial
    • Industrial
    • Residencial/Pessoa Física
    • Produtor Rural
    • Órgão da administração pública estadual
    • Prestador de serviço de telecomunicação
    • Missões Diplomáticas
    • Igrejas e Templos de qualquer natureza
    • Outros não especificados anteriormente
  • TIPO DE SERVIÇO: Especifique o tipo de serviço de comunicação prestado. As opções disponíveis são:
    • Telefonia
    • Comunicação de dados
    • TV por Assinatura
  • NÚM. CONTRATO: Insira o número do contrato de serviço firmado com o assinante.
  • DATA INICIAL CONTRATO: Indique a data de início de vigência do contrato.
  • DATA FINAL CONTRATO: Indique a data de término de vigência do contrato.
  • NÚM. TERMINAL PRINCIPAL: Informe o número do terminal principal associado ao serviço (ex: número de telefone, identificador de conexão).
  • UF HABILITAÇÃO DO TERMINAL: Selecione a Unidade Federativa (Estado) onde o terminal do assinante foi habilitado.

Screenshot_001

Cálculo Aproximado de Tributos

Nesta seção, é possível registrar as alíquotas dos impostos que compõem o valor total aproximado de tributos, informação que geralmente deve constar no documento fiscal, em conformidade com a Lei da Transparência Fiscal.

Botões e Funcionalidades

  • + Novo: Clique neste botão para adicionar uma nova linha na grade e informar a descrição de um imposto e seu respectivo valor percentual.
  • Atualizar: Utilizado para recarregar a grade de tributos, atualizando a exibição com os dados mais recentes.
Campos da Grade
  • DESCRIÇÃO IMPOSTO: Campo para descrever o imposto (ex: ICMS, PIS, COFINS).
  • VALOR (%): Campo para inserir a alíquota correspondente ao imposto, em percentual.

Screenshot_21

Faturamento Automático

Nesta aba, você pode configurar parâmetros para o processo de faturamento automático do sistema. As opções definidas aqui influenciam o conteúdo dos e-mails e as datas de referência das faturas geradas automaticamente.

Campos e Funcionalidades

  • DESCRIÇÃO E-MAIL: Neste campo de texto, você pode redigir um modelo padrão que será utilizado como corpo do e-mail enviado ao cliente sempre que uma fatura for gerada pelo processo automático. É um espaço útil para incluir saudações, informações sobre o anexo, links para pagamento ou qualquer outra comunicação relevante.
  • Competência do faturamento igual da emissão: Ao marcar esta caixa de seleção, o sistema ajustará a data de competência do faturamento para ser exatamente a mesma da data de emissão do documento fiscal.
    • O que isso significa?
      • Data de Emissão: É o dia em que a nota fiscal ou fatura é efetivamente criada no sistema.
      • Data de Competência: Refere-se ao mês ou período ao qual o serviço prestado ou a receita pertence. Por exemplo, um serviço prestado em julho pode ter sua nota emitida em agosto.
    • Marcar essa opção simplifica a apuração fiscal, garantindo que a receita seja reconhecida no mesmo mês em que o documento foi emitido.

Screenshot_22

Após preencher todas as informações necessárias na aba NF Com - Assinante e nas demais abas, clique no botão Salvar localizado no topo da tela para registrar todas as suas configurações de faturamento.

AjudaNormalmente responde dentro de um dia
Ajuda

Olá! 👋🏼 O que podemos fazer por você?

16:05