Pular para o conteúdo principal

Acompanhamento de contas a pagar

O que é a tela de acompanhamento de contas a pagar?

A tela de Acompanhamento de Contas a Pagar tem como objetivo centralizar a visualização e o controle dos lançamentos financeiros a pagar. Através dela é possível filtrar, analisar, editar e excluir lançamentos, além de navegar para outras funcionalidades como títulos, borderôs e relatórios.

Como acessar a tela de acompanhamento de contas a pagar?

Instruções

Financeiro ⇒ Contas a pagar ⇒ Contas a pagar

acomp-contas-pagar

Funcionalidades da tela

Botões de Ação (parte superior)

  1. + Novo: permite cadastrar manualmente uma nova conta a pagar.

    Screenshot_9

  2. Atualizar: recarrega os dados conforme os filtros aplicados.

    Screenshot_10

  3. Associação de contas a pagar: Configurar quais contas bancárias serão utilizadas como padrão para determinados meios de pagamento.

    Este botão direciona o usuário para a tela de Associação de Contas a Pagar, onde é possível:

    • Selecionar o meio de pagamento (ex: boleto, transferência, pix etc.).

    • Visualizar e editar a lista de contas bancárias cadastradas para a empresa.

    • Marcar uma conta como despesa padrão para aquele meio de pagamento.

    • Cadastrar uma nova conta usando o botão + Novo.

    • Ver o Histórico de Eventos (LOG) com as alterações realizadas.

    Screenshot_11

  4. Títulos: redireciona para a tela de Títulos a Pagar, onde é possível dar baixa no título.

    Screenshot_12

  5. Borderô:

    Ao clicar no botão "Borderô", o sistema direciona o usuário para a tela Borderô a Pagar, onde é possível:

    • Visualizar todos os borderôs gerados com seus respectivos dados:
      1. Código do Borderô
      2. Data de Apresentação
      3. Data Programada para Pagamento
      4. Meio de Pagamento
      5. Multa, Juros e Descontos aplicados
      6. Entre outros
    • Utilizar filtros por empresa, número do documento e carteira
    • Reabrir, baixar ou cancelar borderôs existentes
    • Exportar dados em formatos XLS, PDF e CSV
    • Acessar funcionalidades adicionais por meio do menu "Mais opções"

    Essa tela é essencial para o controle de pagamentos em lote, possibilitando a programação e acompanhamento dos pagamentos a fornecedores por meio de borderôs.

    Screenshot_13

  6. Mais opções (dropdown):

    • Imprimir
    • Relatórios de despesas
    • Importar lançamento financeiro

    Screenshot_14

Filtros disponíveis (lado esquerdo)

  • Empresa (obrigatório): selecione a empresa desejada.

  • Ano: já vem preenchido com o ano atual.

  • Data Inicial Venc. e Data Final Venc.: filtram os lançamentos por data de vencimento.

  • Competência: permite selecionar o mês e ano de competência do lançamento.

  • Valor Inicial e Valor Final: filtram os lançamentos por faixa de valores.

  • Despesa: permite selecionar o plano de contas.

  • Tipo:

    • Normal: exibe apenas os lançamentos ativos.
    • Cancelada: exibe apenas os lançamentos cancelados. Ao marcar essa opção, todos os botões da tela e filtros de valor ficam desabilitados.
  • Estorno:

    • Mostrar mov. estornada: exibe também as movimentações estornadas.

    Screenshot_15

Filtros avançados: Cada campo no grid possui filtros integrados, permitindo que o usuário refine a visualização das informações conforme necessidade. Isso facilita encontrar alguma informação específica dos campos com base nos critérios desejados. Para filtrar informações a respeito de um lançamento, digite no filtro do grid o que deseja pesquisar.

Screenshot_16

Grid de dados

A grade central da tela exibe os lançamentos filtrados com as seguintes colunas:

  • Código: número identificador do lançamento.
  • Pessoa/Despesa: nome do fornecedor.
  • Histórico: descrição da movimentação.
  • Dt. Lançamento: data em que o lançamento foi criado.
  • Valor: valor total da despesa.
  • Total Pago: valor já pago referente ao lançamento.
  • Núm. Doc.: número do documento de referência.
  • Borderôs: indica vínculo com borderô, se houver.

Cada coluna possui um campo de filtro avançado posicionado acima do título, permitindo buscas específicas por coluna.

Screenshot_17

Como funciona a exclusão de lançamentos recorrentes?

Na tela de Contas a Pagar, ao tentar excluir um lançamento recorrente diretamente no grid, o sistema segue a seguinte validação:

Quando não é permitido excluir:

Se você tentar excluir qualquer parcela anterior ou igual a uma parcela já paga, o sistema bloqueará a operação e exibirá uma mensagem de notificação como:

Screenshot_18

📌 Exemplo: Se o lançamento com vencimento em 17/07/2025 estiver pago, você não poderá excluir:

  • A parcela de 17/05/2025
  • A parcela de 17/06/2025
  • Nem a própria de 17/07/2025

Quando é permitido excluir:

Se você selecionar uma parcela com vencimento posterior àquela que está paga, o sistema permitirá a exclusão da parcela selecionada e todas as demais seguintes da recorrência.

📌 Exemplo: Se a parcela de 17/07/2025 estiver paga, e você tentar excluir a de:

  • 17/09/2025 ➜ o sistema irá excluir automaticamente as parcelas de 17/09/2025, 17/10/2025, 17/11/2025, 17/12/2025 (e todas as demais que vierem após essa, se houver).

Resumo da Regra

  • ❌ Não é possível excluir da data paga para trás ou a própria data paga.
  • ✅ É possível excluir da data seguinte à paga para frente, e todas essas serão excluídas em lote.

Ajuda

exibe o FAQ sobre o uso da tela, fornecendo orientações e esclarecimentos.

capture_241117_101054

Formato de Exportação

permite exportar os dados do grid nos formatos PDF, XLS e CSV.

capture_241117_101110

Notificações

mostra notificações do sistema para o usuário.

capture_241117_101237

capture_241117_101247

AjudaNormalmente responde dentro de um dia
Ajuda

Olá! 👋🏼 O que podemos fazer por você?

16:05